Conselho Municipal de Juventude se reúne e evidencia projetos sobre saúde mental

Temática foi tratada como prioridade durante reunião ordinária

Por: BEATRIZ BOTURÃO MTB: 91.943 | 10/02/2026

Fotos: Jairo Marques

O Conselho Municipal de Juventude (ConjuvePG) realizou na segunda-feira (09), sua 11ª reunião ordinária na Casa do Conselhos, no Bairro Tupi. Durante a reunião, os membros do Conselho e da sociedade civil debateram importantes temas voltados aos jovens praia-grandenses, como saúde mental e a importância de um diálogo intersetorial mais aprimorado para garantir cada vez mais melhorias nas políticas públicas de juventude.


Durante a reunião, foi apresentado um balanço das ações realizadas no Centro de Aprendizagem Metódica e Prática (CAMP) e na ONG Harmonia durante o Janeiro Branco - mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental e emocional. Devido os resultados positivos da campanha foi discutida a necessidade de ampliar os projetos voltados à saúde mental no Município, de modo que sejam permanentes. A partir da ideia será realizada a estruturação da campanha, a começar por uma pesquisa diagnóstica e a organização de um Fórum Municipal de Saúde Mental da Juventude para o final de 2026.


Ainda abordando este tema, os presentes também sugeriram a criação de um Grupo de Trabalho de Saúde Mental, com aprovação da Sra. Giovana Dias de Deus para a presidência. Os membros do grupo deverão se reunir, extraordinariamente, ainda em fevereiro para detalhar o cronograma de ações em escolas e unidades parceiras.


Outra aprovação importante durante a reunião foi relacionada ao futuro Plano Municipal de Juventude, envolvendo a criação de um grupo de trabalho composto por membros do governo e da sociedade civil para coordenar as audiências públicas e garantir que o texto base do Plano reflita as reais demandas da juventude local.


Finalizando a reunião, os membros do Conselho também debateram a importância de um maior diálogo entre as secretarias municipais e os membros do conselho. Assim, os projetos e as ações serão mais direcionados às reais necessidades dos jovens.


Para o presidente do ConjuvePG, Isaac Santos, a reunião abordou uma pauta muito crucial e relevante nos dias de hoje. “Falar sobre saúde mental é imprescindível atualmente. Cada vez mais vemos os nossos jovens imersos no mundo virtual e percebemos o quanto isso tem o poder de impactar na saúde mental, além dos problemas reais do dia a dia que também interferem muito no psicológico desse público. Por isso é muito importante oferecermos suporte e apoio para todos que precisam. Tudo começa no diálogo”, disse.