PG quer utilizar o ecoturismo como ferramenta de inclusão social
Secretarias municipais realizam visita técnica ao Parque Estadual da Serra do Mar
Por: PEDRO SBRAVATTI MTB: 35.768 | 12/02/2026
Praia Grande tem belezas naturais que encantam a todos. Algumas delas ainda são desconhecidas da maior parte da população, como as lindas cachoeiras e trilhas localizadas no Núcleo Itutinga-Pilões, Base Guariúma, no Bairro Melvi, unidade de conservação integrante do Parque Estadual da Serra do Mar. Explorar esse potencial do ecoturismo como ferramenta de inclusão social atendendo e beneficiando os mais variados públicos é um dos projetos da Prefeitura.
Para tornar isso realidade um grupo da Administração Municipal realizou uma visita técnica ao Núcleo Itutinga-Pilões nesta semana. Participaram da atividade representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), Diversidade e Inclusão (Sedi), da Subsecretaria de Ações de Cidadania, além da Guarda Ambiental e de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comped).
Os principais objetivos da visita foram conhecer o ambiente natural e a infraestrutura existente. Desta forma, após a experiência vivida no local, será possível efetuar uma avaliação das limitações e potencialidades do espaço visando a realização de atividades futuras voltadas as pessoas com deficiência.
“A visita reforça a importância do trabalho integrado entre as secretarias municipais, os conselhos de participação social e os órgãos gestores das unidades de conservação, com foco na construção de ações futuras que conciliem preservação ambiental, inclusão, cidadania, educação ambiental, segurança hídrica e desenvolvimento sustentável, ampliando o acesso responsável aos espaços naturais e fortalecendo as políticas públicas do Município”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Valdir Pereira Ramos Filho.
Além de apreciar a incrível diversidade de flora e fauna existente nesta região de Praia Grande, o grupo ainda teve a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela Fundação Florestal, responsável pela gestão da área, Entre as atividades diárias estão o monitoramento ambiental de fauna, educação ambiental, além de ações ligadas a proteção da biodiversidade local.
“A atividade proporcionou para os integrantes do Comped um momento especial. Um contato maravilhoso com a natureza. A iniciativa contribui de uma forma relevante para que possamos implantar no futuro atividades nesta área para as pessoas com deficiência”, comentou a secretária de Diversidade e Inclusão de Praia Grande, Vera Figueiredo Benício.
O grupo conheceu de perto ainda os equipamentos de apoio existentes, como a cadeira Julietti. Trata-se de um dispositivo de mobilidade adaptado, projetado especificamente para que pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida consigam acessar trilhas, cachoeiras e terrenos irregulares em meio à natureza.
“Este é um local incrível. Árvores, animais, até o ar é diferente. Toda a equipe nos recebeu com uma gentileza e boa vontade fora do comum. Tudo isso nos deixou muito a vontade. Isso é algo que não tem preço. Não é só praia. Praia Grande tem uma diversidade ambiental fora de série”, afirmou o presidente do Comped, Francisco Novelli.
Diversas atrações – Praia Grande é a única cidade da Baixada Santista que conta com um Acordo de Cooperação firmado com a Fundação Florestal. A iniciativa reforça o protagonismo do Município na gestão ambiental integrada, no uso responsável das unidades de conservação e na inclusão social.
O Núcleo Itutinga-Pilões, Base Guariúma, possui diversos atrativos naturais, como cachoeiras, trilhas e a fauna presente. O local oferece atividades e tem o potencial de ampliá-las. Destaque para o birdwatching (observação de aves), avistamento de primatas, observação de borboletas, estudos e contemplação da flora nativa, entre outras práticas voltadas ao turismo de natureza e à educação ambiental.
