Marco histórico na Educação! PG reduz em 99% a lista de espera para as creches municipais
Seduc diminuiu de 2.214 para apenas 19 crianças no aguardo por uma vaga
Por: DANIEL ELIAS MTB: 59.233 | 11/02/2026
O ano letivo mal começou e a Secretaria de Educação (Seduc) da Prefeitura de Praia Grande tem somado boas notícias. Após a inauguração de quatro novas escolas, a pasta municipal praticamente zera a lista de espera para as creches municipais. Praia Grande reduziu de 2.214 crianças para apenas 19 que ainda aguardam por uma vaga para serem contempladas. O que resulta em uma diminuição de 99%.
Para alcançar este resultado, a Secretaria de Educação contou com uma somatória de fatores. A inauguração das EMs Profª Nanci Solano Tavares de Almeida e Profª. Maria Célia Hannickel, situadas nos bairros Melvi e Real, respectivamente, a redistribuição dos atendentes de educação e educadores de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ) com o retorno da lotação destes profissionais para as unidades de Educação Infantil foram alguns dos fatores que contribuíram para o resultado positivo.
Outra iniciativa que somou para que diminuísse o número de alunos em lista de espera foi também a análise realizada pela Coordenadoria de Educação Especial com o objetivo de melhor atender os alunos com deficiência, que necessitam do acompanhamento de profissionais em plano de ação. "Há mais de uma década, a Administração Municipal não conseguia zerar a lista de espera no início do ano", enfatizou a secretária de Educação, Patrícia Almeida.
"Foi a somatória de fatores que levou a gente a conquistar este resultado tão significativo. Praia Grande é a Cidade na Baixada Santista que mais cresce em número de moradores. A cada ano, temos uma evolução de 7 a 10 mil novos munícipes. Ou seja, é um desafio constante para inserir este público em nossas unidades", afirmou a titular da Educação. "No final, quem ganha são as nossas crianças e as famílias, pois conseguiram ser atendidas".
?Progresso – Atualmente, a rede municipal de ensino de Praia Grande conta com 82 escolas, situadas em pontos estratégicos espalhados pela Cidade. Cerca de 54 mil estudantes estão matriculados nos prédios educacionais. Para garantir o atendimento e ensino de qualidade, pasta municipal conta com, aproximadamente, 7,5 mil servidores públicos, sendo que, destes, cerca de 2,4 mil são professores.
